Chamamos de Planeta Retrógrado quando os astros 'teoricamente' começam a andar para trás. 
Não é bem o caso de Mercúrio, o primeiro planeta do nosso sistema solar e o mais próximo do Sol. Ele também é o mais rápido e o que faz órbita menor que a do nosso planeta Terra.




É isso que acontece com mercúrio retrógrado, ele não volta para trás, ele na verdade diminui sua velocidade.

Mercúrio rege todas as áreas da comunicação de nossas vidas; escrita, falada, ouvida, lida, pesquisa, negociação, venda e compra. Ele também rege todos os contratos formais. Tudo aquilo que vai precisar de sua assinatura para firmar acordo.
Todos os tipos de códigos também são regidos por mercúrio; os de computador, chips e até mesmo as curtas viagens,
Todas essas áreas são afetadas por esse planeta quando retrógrado. Tudo fica fora de controle.

Por que isso?
Dizem que podemos associar um planeta retrógrado como uma cochilada. E enquanto o planeta está lento, cochilando, ele não funciona em seu melhor estado. Afinal, sua velocidade foi bruscamente freada, assim como no exemplo da foto acima.

O que fazer então?
Na verdade a pergunta é; O que não fazer!?
Como dito, ele é o planeta da comunicação e está em estado de sonolência, logo você não vai querer fechar acordo com ninguém enquanto estiver no modo sonâmbulo, pois você não terá clareza do que estará fazendo, e poderá vir o arrependimento.

Evite assinar contratos, assinar carteira de trabalho, firmar parcerias. Fica mais confusa nossas cabeças para tomar decisões. A incerteza toma conta do ambiente. 

Cuidado com os aparelhos eletrônicos. Todos eles são afetados, já que mercúrio rege todos os meios de comunicação. Espere o inesperado durante essa época; computador queimando - do nada -, perder o celular, resetar o chip e por ai vai.
Evite bater boca com as pessoas próximas, durante esse período tudo pode ser mal interpretado. Suas ações (racionais) ficam dúbias e confusas. Logo a fala também sai prejudicada.

O planeta volta a sua velocidade normal no dia 9 de Outubro, portanto muito cuidado nesses próximos 23 dias de retrogradação.

Pensar mais de duas vezes é o mais recomendado. Se puder evitar decisões importantes, espere até o dia 09, para não se arrepender.

GÊMEOS E VIRGEM são os signos que mais sentem esse movimento de retrogradação, pois Mercúrio é o planeta que rege ambos os signos.


Mercúrio - Vênus - Terra - Marte