Então...
Como alguns sabem, final do ano finalmente me formo em jornalismo, aqui em São Paulo.
Meu trabalho de conclusão de curso, vulgo TCC - decifrado por mim como Tem Coisa + Chata ? - será uma grande reportagem, em formato de revista, para uma possível publicação na Veja São Paulo! (A revista terá exatamente o mesmo formato da VSP, para apresentação na banca).

O tema é o Parque da Juventude, o novo encanto e magia da zona norte de São Paulo!
Para que não associou o nome a pessoa, esse parque é exatamente no mesmo lugar que há 8 anos atrás, ainda era o lar de aproximadamente 2 mil presidiários. Nessa época a casa de detenção já estava sendo desativada e os presos sendo distribuídos pela cadeias no estado de São Paulo.
Em Novembro de 2002, a maior casa de detenção da América Latina - O CARANDIRU - mais conhecido pelo filme - foi totalmente desativado, grande parte implodida e a história enterrada.

Até que o projeto com mais rosas e vida ganhou o concurso que estava sendo promovido pelo estado para decidir o que fazer com o 'Carandiru'. A arquiteta/paisagista ROSA KLIASS, apresentou o projeto do Parque da Juventude. Como seu próprio nome já antecipa, Rosa foi germinando pequenas mudas de ousadia com uma imensa visão de futuro. E o que era morte, hoje se transformou em vida!

E exatamente com essa história incrível de transformação de vida, que montaremos uma revista/guia especial, apresentando toda a história da região, até cada cantinho do parque.
E já pra ir dando uma vontadezinha, abaixo segue algumas fotos do local! Mas isso é só um aperitivo de nada...


[ Antigamente eram os pavilhões 4 e 7, que eram conhecidos como o do Trabalho e a Masmorra, eram os pavilhões ""mais calmos"" do Carandiru. Atualmente, funciona as Escolas Técnicas de SP, com o ensino médio e diversos (e MUITO modernos) cursos técnicos. E tudo absolutamente gratuíto pra população!]


[Parte desse prédio costumava ser o pavilhão 5, que habitava os presos mais perigosos, que tinham que ser isolados para não serem assassinados. A população contava com: estupradores, pedófilos, travestis e gente dessa nível!. À partir de Janeiro de 2010, funcionará a maior biblioteca do estado de São Paulo, prometendo o maior acervo da cidade.]



[Essa são as "divisões" do parque esportivo. Onde possui 10 quadras poliesportivas, incluindo 2 quadras de tênis, . Durante a semana são oferecidas para a população, com uma parceria entre a Secretária de Esporte, Lazer e Turismo e ONGS específicas, aulas -escolinhas - de futsal, vôlei, kickboxing, yoga para 3ª idade, baile para a 3ª idade. Além de uma pista de skate/patins.]


[Área do Parque Central, onde possui diversas trilhas para se fazer uma deliciosa e relaxante caminhada, em meio a uma vegetação incrível. Até te traz a sensação de que você não está em São Paulo. Essa foto foi tirada no dia 08 de setembro de 2009, quando caiu o mundo (choveu torrencialmete) aqui em São Paulo.]


[A tranquilidade e espaço que o parque oferece é admirável!]


[A história pode ser mudada, mais não apagada...]

E aí, estão INCRÍVELMENTE curiosos e animados para conhecer todas as histórias que esse local enigmático pode te proporcionar??? Thaila dos Anjos e Rodolfo Poppi estão trabalhando árduamente, alegremente e empenhados em trazer o melhor! A edição será para dezembro agora.
Uhuuu!

* Um salve pra Cláudia Cruz, (amiga/orientadora) ela merece!