22 setembro 2015

Geminiano Ciumento

Meses atrás, eu publiquei essa #VerdadeGeminiana na página do blog no facebook. E essa sentença gerou muitas discussões.

clique para ampliar



As pessoas não concordaram de forma alguma com a parte do "Sem Ciúmes".

Hoje, estando num relacionamento mais estável, também digo que não concordo não.
Mas tive muito tempo para refletir e pensar sobre o 'ciúme geminiano'.

Eu concordo e ao mesmo tempo não concordo com aquela afirmação que diz "quem ama sente ciúmes...". Acho que depende das circunstâncias.
Quando eu comecei meu namoro atual, também comecei a fazer um tratamento dermatológico, no qual ele afetava meu sistema emocional, fiquei mais frágil (tadinho) e mais desconfortável com meus sentimentos. Tive uma semana de ciúme besta excessivo. Lembro-me de olhar para ela e dizer "Eu não estou entendendo, eu não sou assim...". E não sou mesmo.

Mas a partir desse dia, comecei a prestar mais atenção no que eu sentia. Até onde era onda errada do remédio, até onde eu tinha que ter razão. Então percebi que quando existem fatos, eu sou muito ciumento, com uma leve crise de raiva. Passageiro, obviamente.  
Isso porque, gêmeos não é um signo burro, sua inteligência afiada, faz com que ele perceba situações antes mesmo delas se formarem.
E com isso ficou meio claro que o ciúme é algo completamente racional. Porque fica seu cérebro, aparentemente, sem ter o que fazer, e fica criando diversas situações que só acontecem na nossa cabeça. 
Tramas de novela incrível.
E desnecessário!

Então entendi que eu só teria ciúmes quando fatos gritarem na minha cara. Até lá, fico na modalidade tranquila. Quando tive a tal da 'crise sentimental' no começo do tratamento, não entendi aquilo que eu sentia e falava, porque eu sou um ser livre, e entendo e aprecio isso. Não fazia sentido ter um comportamento que fosse completamente contra a quem eu sou.
Não que eu seja descolado de tudo e viva o amor liberal. Não é isso. Mas eu não tenho nenhum tipo de sentimento de possessão quando não ameaçado por fatos.
Até lá, olhar não tira pedaço. Vale o exercício de verificar se há a necessidade de expressar aquilo que você sente e indo mais um pouco a fundo, se aquilo tem lógica. Geralmente quando percebemos que podemos estar sendo um pouco controlador, ai sensatamente deixamos para lá. Isso independente de signo.

Eu sei que é um sentimento involuntário algumas vezes, porém sempre associei ciúmes a algo ruim, primo próximo do sentimento de possessão, mas aquela coisa obsessiva e doentia. Enxergo o ciúme como uma gaiola sentimental. Nesse caso, sendo específico a relacionamentos.
Pois, existem ciúmes de Mãe para filho. Entre amigos. Num ambiente de trabalho e etc...

No final, eu sei dizer que é uma chatice. Tanto ser cobrado, quando o outro tem ciúmes, tanto quando é você que está se sentindo assim.... Ciumento. É chato demais, confessem ai!



6 comentários:

  1. Tbm acho que ciúmes tem pouco a ver com amor e muito mais com possessão, sensação de possuir a pessoa. Creio que assim como a posse de um bem, o amor também providencia uma certa sensação de segurança.
    No meu caso, sou plenamente livre e vejo o amor assim também, como minha lua em leão em trígono com meu urano em sagitário, esse sentimento acontece em mim como, justamente, uma chama, uma energia, que aquece e impulsiona. Logo, não vejo sentido em sufocar, em tentar controlar. Isso não significa que eu aceite ser enganada, que tentem me fazer de trouxa (até mesmo porque com uma lua na 8ª casa, minha intuição berra e dificilmente dá bola fora), mas quando nesse tip de situação, ao invés de sentir ciúmes, eu fico ou irascível, quando não gosto de verdade, ou triste.

    E quanto a signos que dizem não sentir ciumes, até acredito que tenha gente que não o sinta, sou prova viva disso, mas acho que a maioria tenta disfarçar pra não azedar a relação ou por orgulho mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Ai eu sou muito ciumenta, mas claro quando a pessoa dá motivo. Aquela velha história, "Quando se perde a confiança..." logo com esse signo! A imaginação vai criando tanta coisa que é impossível fingir que não aconteceu nada.

    ResponderExcluir
  3. Psé, eu sinto mais ciúmes do meus amigos. Enquanto na relação, eu não sou "tão" ciumenta, e acho isso chato as vezes.

    ResponderExcluir
  4. EU estou passando por uma crise no relacionamento por causa de ciumes, eu crio tudo na minha mente é afirmo aquilo e acaba gerando conflitos.
    Meio que eu quero que a pessoa viva pra mim, tenha so o meu contato e tals.
    estou sofrendo muito cm isso, eu nao quero ser assim .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. estou passando pelo msm problema ... nosso ciumes nos leva a imaginar situações ( mts vezes hipoteticas ) q despertam outros sentimentos ... a raiva é um deles ! Eu n vou falar para vc " para de ciumes " ou " se controle ", pq mts vezes, NÃO DÁ ! Deixe claro ao seu parceiro ( a ) como se sente ... e o mais importante de tudo, nao o afaste, se vc ja esta sofrendo por causa de ciumes, imagine se afasta-lo ! Seu parceiro ( a ) tem q entender seu lado, saber e entender q um relacionamento nao termina ou se desgasta por culpa de um, mas dos dois ! Aceite isso, vc é ciumenta ( o ) ... só saiba quando expressar isso e como ! Bem ... estou com problemas em minha relação, porém nao creio q seja por causa do meu ciumes, resumindo, fui abandonado ... talvez eu nao seja a melhor pessoa para lhe aconselhar, mas pelo menos eu tentei kkkkk !

      Excluir