Na astrologia existem alguns termos que é de conhecimento popular como: Inferno Astral, Ascendente, Sinastria e o Retorno de Saturno!
Bem verdade que na maioria das vezes o conceito desses termos pode ser completamente destorcido ou até mesmo lenda urbana - no caso do inferno astral -. Mas o retorno de saturno existe e eu estou vivenciando esse ciclo astral nesse momento da minha vida. Então posso dar meu testemunho sobre esse período.

Mas primeiro, me deixa tentar explicar o que é essa novidade que eu estou vivendo e vou compartilhar com vocês. Cada astro tem um tempo, um ciclo específico para dar a volta completa em torno do sol. O nosso planeta Terra demora 365 dias. O nosso planeta amigo - Saturno - demora 29 anos para dar UMA única volta. Sendo assim, quando você olhar seu mapa astral natal, dê o devido valor ao nosso camarada, afinal ele saiu daquele ponto e demorou 29 anos para completar a volta.
 Esse aqui é o símbolo do planeta saturno: 
.


Podemos dizer que lá em saturno você estaria completando 1 aninho de vida. Quão bebês podemos voltar a ser com essa perspectiva!
O caso é, se você tem 29 anos de vida, bem-vindo ao retorno de saturno. Você está vivenciando esse ciclo astral assim com eu. Saturno é um planeta que é dentre tantas coisas; exigente. É o planeta que impõe limites. No céu é o último planeta que pode ser visto a olho nu. Saturno pode ser a nossa consciência daquilo que podemos e devemos. 

Então quando o planeta saturno retorna ao seu 'ponto de partida' 29 anos terrestre depois ele vai querer saber O Que você andou fazendo nesse tempo em que ele estava peregrinando espaço a fora. Ele vai te questionar de todas as formas possíveis. O que você fez de bom na vida esse tempo? Mas sobre a ótica de saturno que é exigente, sério, conservador, valoriza regras e métodos. Ele vai questionar: E ai, você estudou? Você se formou? Você trabalhou? Você buscou alcançar algum tipo de evolução? Você está no caminho de alcançar o êxito?

Por isso que na crença popular dizem que existe a crise dos 30! Por que se por um acaso você não tiver sido um "bom menino" e plantado sementes prósperas para sua vida.... Ai esse retorno de saturno ficou um pouco complicado para você. Acredita-se que só entramos de fato na fase adulta depois desse ciclo, literalmente aos trinta. Quando você já tem independência, já sabe das suas funções e deveres, já tem uma rotina de trabalho e até mesmo uma família. Quando você tem responsabilidades e ciência delas. 
Para você que a ficha já caiu que o mundo lá fora é muito mais denso e difícil do que se pintam em livros; Parabéns! O retorno de saturno pode ser um 'estranho agradável'. #Maturidade

Para quem semeou algo até os 29 anos o retorno de saturno dará um impulso positivo nessa sua entrada de nova fase da vida, onde você se sentirá completamente confortável no comando de todas as suas ações. Por que de certa forma você já está conscientizado que uma nova fase, um novo ciclo vai começar. Você já se sente preparado para as eventuais mudanças na vida.
Agora para aqueles em que saturno esteja formando um aspecto negativo no mapa, esse ciclo pode ser mais complicado, podemos cobrar mais. Mais espaço, mais liberdade, mais sucesso, mais dinheiro, mais tempo... E ai entra a crise. Começa uma busca desesperada e tardia por estabilidade a longo prazo.

- 'Fiz trinta anos e ainda não fiz quase nada que queria na vida.' -
Já ouvi isso tanto.

FALANDO DO MEU RETORNO: No meu mapa natal Saturno está retrógrado (movimento reverso) na casa 9! Isso acaba trazendo um perfil de alguém de espírito individual e fechado a novas ideias, pensamento bem conservador. Precisa de segurança para transmitir conhecimento. 
No Mapa da minha Revolução Solar, Saturno volta a casa 9 e provavelmente por isso esta me questionando muito a respeito de Ser ou Não Ser Individual. A busca da minha individualidade é a palavra chave desse meu retorno de saturno. Esse período me confronta também no quesito: E ai, já aprendeu a ter um pensamento flexível? Já mantém sua mente aberta a novidades?

Ainda acrescento que a configuração certinha é Saturno - Casa 9 - em Escorpião. Então ainda vem perguntando: E ai, acabou seu medo de se entregar de corpo e alma?

Retorno de Saturno é praticamente uma Marília Gabriela, Um milhão de perguntas curiosas e detalhistas e sem mi mi mi.

Eu felizmente estou conseguindo responder tudo direitinho por enquanto. Mas ainda faltam seis meses de retorno, então vamos acompanhar como desenrola essa enxurrada de perguntas desse planetinha com lindos anéis.

Deu para entender o que é esse retorno de saturno???